Acima de tudo é fundamental e essencial ressaltar que o Dr. Peng utiliza um método próprio de diagnóstico preciso em cada paciente, não apenas pelo relato do problema, nem tanto pelos exames clínicos e diagnósticos de outras formas de tratamento. Mas sim, Dr. Peng é extremamente atento, ao sentir o paciente pela voz, a forma de se colocar, cheiro, odores, língua, hábitos, emoções, características pessoais, expressão, pulsação, as condições da vitalidade, de tal forma que o que importa é identificar o organismo como um todo do paciente e não apenas o problema relatado. O diagnóstico está baseado no principio fundamental de que os sinais e sintomas refletem a condição de funcionamento de todo paciente. Os sinais e sintomas que a pessoa expressa é o que vai orientar o tratamento com Dr. Peng na melhora do funcionamento inteiro.

Todas as formas de tratamento são realizadas para várias doenças e estão dentro da medicina tradicional chinesa. Utilizam-se os seguintes métodos:

 
Acupuntura Sistêmica:

A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. As agulhas utilizadas são descartáveis, finas e importadas.

 
Acupuntura Auricular:
A acupuntura auricular ou aurículo-acupuntura é um dos métodos de tratamento da acupuntura que se utiliza de pontos específicos localizados no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha.
 
Eletro - acupuntura:
A eletro-acupuntura é o método que utiliza a energia elétrica juntamente com a acupuntura através de aparelhos específicos que são conectados às agulhas. A eletro-acupuntura serve para potencializar o tratamento de casos específicos.
 
Acupuntura com Raio Laser:
É o método que utiliza a aplicação do Raio Laser nos pontos estratégicos do corpo. Sem agulhas. Aconselhavél para crianças, pessoas especiais e pessoas com medo de agulhas.
 
Moxabustão:

A moxabustão consiste no processo de cauterização de pequena quantidade de uma erva medicinal conhecida como Artemísia, colocada sobre certos pontos de acupuntura com produção de calor penetrante.

Ela é utilizada geralmente como complementação da acupuntura.

 
Ventosaterapia:
Técnica que através de recipientes de vidro ou plástico promove a sucção na pele e nos músculos superficiais. Esta sucção elimina as aderências entre a pele e a musculatura, ativando a circulação, descongestionando e desobstruindo assim o fluxo de energia nos meridianos.