Artigos publicados

TRATAMENTO DE ACUPUNTURA PARA PARKINSON

José Mauro

Em 1990, ele foi gerente que trabalhava em um restaurante famoso do Brasil, essa pequena empresa conseguiu se desenvolver numa empresa internacional. Tinha uma frase que disse o seguinte: “É difícil constituir um empreendimento, mas é muito mais difícil em mantê-lo”. Ainda mais, a empresa fez uma transformação e se amplia até tornar numa empresa internacional, com isso, José Mauro tinha que ceder seus tempos e suas forças físicas por mais tempos da sua vida cotidiana. Desde 1994, ele descobriu que começava perder sempre nos jogos de tênis para os seus amigos.

Quando tinha 57 anos de idade, ele começou fazer a acupuntura a partir do outubro de 2006 até abril de 2008. Em outubro de 2006, quando ele apareceu no consultório pela primeira vez, já apresentava os sintomas de hipertensão, insônia e constipação. Ele havia sofrido um acidente em vinte anos atrás, após o acidente, descobriram que houve o desequilíbrio enquanto andava e ele se sentia as pernas muito pesadas. Em 1993, ele sentia tremores e dores no seu braço direito, achava que as dores foram provocadas pela lesão de jogar tênis, então se procurou um médico para fazer os tratamentos, mas os sintomas de tremores e dores só pioraram. Depois disso, ele fez as consultas com um neurologista, e com outros médicos de diversos hospitais, todos eles afirmaram segundo os diagnósticos que é a doença de Parkinson. Era a melhor fase da sua vida, sendo jovem e tendo um excelente emprego, mas essa doença causou um grande pavor no seu coração, era tão difícil de descrever os seus sentimentos naquele momento, parece que o céu ia cair, o mundo não seria mais maravilhoso, as alegrias iriam se distanciar dele.

As circunstâncias infelizes continuam acontecendo, depois de certo tempo, a sua empresa implicou a demissão dele, com o passar do tempo, ele descobriu ainda que tinha dificuldade nas comunicações, não estava conseguindo controlar as suas mãos e os pés, por isso, apareceu tais sintomas como memória fraca e depressão, gastrite causado pelo uso dos medicamentos ao longo tempo, seu fígado e rim estavam funcionando cada vez pior, até que ele conseguiu os tratamentos da medicina oriental para ajudá-lo melhorar.

A Doença de Parkinson ou popularmente conhecida como Mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa provocada pela morte de células nervosas localizadas no cérebro. Os sintomas principais são: perda de um grupo de neurônios que produzem dopamina. Uma doença que é dificilmente curada, mas Dr. Peng pode afirmar que se usasse o tratamento especifico de acupuntura, pode-se modificar e melhorar os sintomas dessa doença. O caso do Mauro, passou por 100 vezes de tratamentos específicos do Dr. Peng, desde ano passado, ele já participava dos exercícios do Instituto de QiQong energético do Tai Chi, os tremores da sua mão direita já reduziram bastante. Ele tinha muito medo de se encontrar com as pessoas, principalmente as pessoas desconhecidas, pois as suas mãos tremiam muito, e tinha psicologicamente depressões e ressentimentos. Geralmente os pacientes de Mal de Parkinson apresentam esse tipo de sintoma de receio psicológico, por isso, a estatística da medicina ainda não inclui muitos casos desses pacientes discretos de Mal de Parkinson.

Dr. Peng sempre o incentivou a participar das atividades coletivas, pediu-lhe para tomar sol por alguns minutos e encorajar-se ao cumprimentar as pessoas desconhecidas. Todos esses treinamentos auxiliaram-lhe a superar o obstáculo psicológico, estes obtiveram a eficiência positiva em todo seu tratamento. Pode-se afirmar que, através dos diagnósticos analisados durante os dez anos, esses tratamentos podem melhorar a insônia, a constipação, a audição fraca, dor das mãos e pés e a depressão causada pelo Mal de Parkinson. Após ter realizado o tratamentos durante um ano e meio, Mauro já consegue caminhar em equilíbrio, antes ele nem conseguia amarrar o seu próprio sapato, agora já consegue amarrar sozinho. Quando ele conversa com as pessoas, demonstra com maior fôlego e a sua aparência fica mais iluminada e alegre, já não tem mais constipação.

Maio/2008

Tratamento de acupuntura para parkinson

(Artigo publicado no jornal "São Paulo Shimbun" – São Paulo)